sábado, 19 de setembro de 2009

Analisando Retrato pra Iaía



Iaiá, se eu peco é na vontade
de ter um amor de verdade
Pois é que assim em ti eu me atirei
e fui te encontrar
pra ver que eu me enganei...

Depois de ter vivido o óbvio utópico,
te beijar, e de ter brincado sobre a sinceridade
e dizer quase tudo quanto fosse natural...
Eu fui pra aí te ver, te dizer:

Deixa ser, como será!
Quando a gente se encontrar
No pé, o céu de um parque a nos testemunhar...
Deixa ser como será!
Eu vou sem me preocupar.
E crer pra ver o quanto eu posso adivinhar...

De perto eu não quis ver
que toda a anunciação era vã
Fui saber tão longe,
mesmo você viu antes de mim
que eu te olhando via uma outra mulher
E agora o que sobrou?
- Um filme no close pro fim

Num retrato-falado eu fichado,
exposto em diagnóstico
Especialistas analisam e sentenciam: oh não!

Deixa ser como será!
Tudo posto em seu lugar
Então tentar prever serviu pra eu me enganar.
Deixa ser, como será!
Eu já posto em meu lugar
Num continente ao revés,
em preto e branco, em hotéis.
Numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê



O nome da música já passa a idéia chave da historia. Um rapaz que idealizava a imagem de uma mulher. Logo no começo, ele já aponta “a vontade de ter um amor de verdade”, como a principal causa do erro cometido por ele na história.
A música é a narrativa de um rapaz que procurava o grande amor da sua vida, só que ele desejava um perfil certo de mulher, ele buscava um estereótipo idealizado por ele de mulher.
De alguma forma a distancia(cartas ou internet), ele achou sua suposta “cara metade”, de acordo com o perfil que ele criou de mulher ideal.
E com isso, ele acabar se envolvendo com essa tal mulher, que aparentemente era a que ele queria. Entretanto, ele ainda não havia conhecido ela pessoalmente, só através de cartas ou email, mas mesmo assim, começa a viver com essa pessoa uma ilusão de que ela seria o par ideal para ele. No entanto, ele estava com ela, não pelo amor, mas sim por supor que ela seria a mulher da sua vida.
E por consequência disso , ele encontra como alternativa, não só para segurar ela, mas também, como tentativa de fazer surgi nele um sentimento de amor, mentir para ela a respeito do que ele realmente sente, falando que a ama, enquanto na verdade, ele apenas vê nela uma imagem que ela se diz ser.
Depois de um certo tempo de relacionamento a distancia, eles resolvem enfim se encontrarem. Marcam esse tão esperado encontro em um parque.
E no esperado encontro, aconteceu o que o rapaz não podia prever. A mulher com quem ele tinha marcado o encontro, era completamente diferente daquilo que ela dizia ser, e que ele imaginava que fosse. Ela era tão diferente do que ele idealizava, que ele só percebeu que era ela, após ela se identificar.
Depois da verdade esclarecida, só restou ao rapaz a lembrança desse fato e os comentários dos amigos a respeito do acontecimento.
Para concluir, o rapaz tentando se recuperar do acontecimento frustrante, desabafa dizendo que  agora esta com os pés no chão, e que ainda estar com muita infelicidade em consequência do ocorrido. Ele reconhece que sua tentativa de prever só serviu para se enganar, e na última frase da música ele afirma ser uma pessoa transparente e que só demonstra ser, o que realmente é.
Bem pessoal, mais uma análise minha...espero que gostem


23 comentários:

  1. Adorei a sua análise bon jovi...vc conseguiu viajar mesmo no amago da narrativa da música.

    ResponderExcluir
  2. Sua analise diz tudo e mais um pouco o que eu tinha pensado..eu to num vicio dessa musica, ja devo ter ouvido umas 10 vezes hoje. tô ansioso, nervoso com o resultado do vestibular, e toda vez que atinjo o grau maximo de ansiedade, ouço-a, e sinto uma tranquilidade enorme, principalmente na parte .:. "deixaaaaaaaaaaa ser, como serááá (8)" enfim, LH e retrato pra iaia, marcando uma fase muito importante na minha vida..

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu comigo,conheci uma pessoa pela net,chegamos a nos encontrar,ficamos,mas a máscara caiu...
    mas continuo procurando um amor de verdade,mas dessa vez tem que ser algo real,nada previsto,nem planejado! hehe ;)
    curto demais Los Hermanos,os caras tocam sobre minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Isso já aconteceu comigo, na verdade eu fui de encontro a uma pessoa e a pessoa superou minhas expectativas, lembro que antes de ir encontra la eu tinha bastante duvida de se ela era exatamente como eu idealizei. essa musica me faz lembrar das duvidas que eu tinha.

    ResponderExcluir
  5. Boa analise. mais eu ainda acho que não e isso ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que ele tinha uma mulher idealizada, mas que qdo encontrou a Iaiá ele acabou se envolvendo de uma forma que o encantou definitivamente e tudo o que ele previu foi desfeito, pq o amor não se prevÊ ele simplesmente acontece independente de idade, fisico, e ideais.

      Excluir
  6. Excelente análise! Só acho que no final quando ele diz "numa moldura clara e simples sou aquilo que se vê", ele diz ser (e talvez ela também) apenas a foto. Ou seja, eles são um pro outro aquela idealização simples, mas que de encontro frente a frente nao condiz!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela análise! Eu pensava em algo mais aberto, tipo que de fato houvesse um romance e depois um rompimentos. Sim, dei uma "esticada" as pistas e elas viraram devaneio rs. Depois da sua análise vi que faz sentido mesmo rs. Eu pensava que esse encontro poderia ser um relacionamento mesmo. Não gostei de pensar diferente do que pensava, mas tá valendo kkkk. Não fiz cadastro aqui, cara. Parabéns! Antônio dos Anjos + duas doses de uísque - o amor da vida inteira = nada.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela análise, cara! Eu pensava que na letra houvesse um relacionamento consolidado, com descoberta posterior do que um seria pro outro. Dei uma esticada nas pistas e viajei kkkk. Queria continuar pensando que era algo mais digno de drama, mas vc acabou com meus devaneios diabo!! Hj eu tô assim, tomei um uísque e tô vendo como é viver sem a mulher que me fez ir ao céu. Os poetas todos imaginaram o que eu vivi quando compunham. Não viram aquilo, não é possível. Valeu!!

    ResponderExcluir
  9. Adorando ler as análises e os comentários. Adoro los hermanos

    ResponderExcluir
  10. Adorando ler as análises e os comentários. Adoro los hermanos

    ResponderExcluir
  11. De cara, realmente essa letra nos faz pensar que se trata de um relacionamento à distância (talvez pela internet) em que o cara tenha se sentido enganado. Mas nessa versão, muitos elementos ficam perdidos, além de que:
    1- Los Hermanos não faz letras de interpretação tão simples
    2- sempre há uma explicação para TODOS os elementos da letra

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir